terça-feira, 8 de abril de 2008

Practice makes Present Perfect


Os provérbios são realmente a sabedoria de um povo... O provérbio inglês “Practice makes perfect” – “A prática leva à perfeição” – tem realmente algo a nos ensinar. Geralmente nós nos sentimos frustrados quando erramos e então nos esquecemos de que a perfeição é algo que só se atinge com o tempo e a prática.

Quando o assunto é inglês, a maioria dos executivos de negócios se sente mal em demonstrar que não sabe ou se esqueceu de usar uma determinada estrutura de gramática. O Present Perfect, por exemplo, não é algo difícil de se aprender: usamos quando falamos de uma ação ou evento que aconteceu no passado, em um tempo não específico (Have you worked as a secretary? - Você já trabalhou como secretária?). Também usamos para fatos ou situações que começaram no passado e continuam até o momento presente (I have been a lawyer for ten years now. – Eu sou advogado há dez anos.)

Explicar o Present Perfect é simples – a maioria dos alunos já estudou sobre as regras e talvez fosse capaz até mesmo de dar uma aula teórica sobre o assunto. Mas quando a questão é a prática... “Aí, o bicho pega, professora”, respondeu-me um aluno. Eu ri.

Não se preocupe: quando a questão é a prática, nada melhor do que praticar. Pense nos dois casos que mencionei acima. Pense em quantas situações do dia-a-dia necessitam desse tempo verbal. Tente passar essas frases que você imaginou para o inglês. Ouça músicas, assista a filmes em inglês. E quando se deparar com o Present Perfect em alguma frase, procure compreender o sentido, anote, repita, cante. Simples assim: pratique seu Present Perfect. É só a prática mesmo que leva à perfeição.

Enjoy yourself!