terça-feira, 26 de maio de 2009

O Papa é pop


Uma das instituições mais tradicionais da história dos últimos 2 000 anos acabou de entrar para a era das redes sociais do mundo virtual: o Vaticano criou um site ligado à rede social Facebook. Trata-se de um portal onde o Papa Bento XVI e os jovens terão uma maior proximidade, esclarecem as autoridades da Igreja. O portal tem um link no Facebook, onde o Pontífice poderá trocar discursos e mensagens com os usuários dessa rede. A criação desse portal tem como alvo o público jovem, e o lançamento ocorreu por ocasião da celebração do 43o. Dia Mundial das Comunicações Sociais. Essa efeméride, criada pelo Concílio Vaticano II, é celebrada anualmente no dia 24 de maio, e este ano tem como lema "Novas tecnologias, novas relações: Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade". A proposta é exortar os jovens a divulgar a doutrina católica nas novas formas de relacionamento geradas a partir da tecnologia do mundo virtual.

Até aí, nenhuma novidade. A maioria das empresas e até mesmo governos já despertaram para os benefícios do uso das redes sociais para uma melhor comunicação com seus cidadãos, clientes e fornecedores.

Mas por que o Facebook? Essa pergunta nos parece normal em um país onde o Orkut é a rede social mais freqüentada e a preferida dos jovens. Mas este é um fenômeno tipicamente brasileiro: na média mundial, o Facebook é que é o preferido de mais de 200 milhões de usuários, enquanto o Orkut mantém uma tímida retaguarda de cerca de 67 milhões. O Facebook foi um dos responsáveis pela popularidade que levou à vitória nos EUA o candidato presidencial Barack Obama.


E o que têm essas notícias a ver com a língua inglesa?

Tudo: o Facebook, campeão das redes de relacionamento e comunicação mundial, tem mais usuários de língua inglesa. Portanto, quem quiser ser popular como o Papa Bento XVI ou o presidente Barack Obama tem que saber ler e escrever em inglês. To say the least.