segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cidades globais: as 10 mais poderosas

Uma pesquisa realizada pelo grupo de estudos Globalização e Cidades Mundiais (sigla GaWC, em Inglês) da Universidade de Loughborough, em Liverpool, GB, e publicada na edição especial de 40 anos da revista Exame, em 05.12.2007, aponta que há cidades no mundo atual que são politica, economica e culturalmente mais influentes do que muitas nações. Segundo o GaWC, 40 cidades despontam como as mais prósperas, inovadoras e influentes metrópoles do mundo. As dez mais poderosas são:

1 - Londres
2 - Nova York
3 - Hong Kong
4 - Paris
5 - Tóquio
6 - Cingapura
7 - Toronto
8 - Chicago
9 - Madri
10- Frankfurt

É difícil não perceber que, entre essas “10 mais”, seis falam Inglês como primeira ou segunda língua oficial. Isso significa que o Inglês se tornou uma língua predominante no mundo dos negócios, da política, do conhecimento científico, das tendências da atualidade, enfim, do poder...

Arbitragem internacional: os maiores centros

Atualmente, algumas cidades no mundo destacam-se como centros de arbitragem internacional - por exemplo, Londres, Paris, Genebra, Estocolmo, Nova York, Madri, Hong Kong, Singapura, Sidney, Bruxelas, Viena. Esta citação não está listando as cidades em ordem de preferência ou popularidade.

Mas se compararmos com a lista das mais influentes metrópoles do mundo, mencionadas em nossa postagem anterior, perceberemos dois fatos bem visíveis:

- as duas listas têm várias cidades em comum (Londres, Nova York, Paris, Hong Kong, Cingapura, Madri, etc);

- nas duas listas, há várias cidades cuja primeira ou segunda língua oficial é o Inglês.